Transcendêmcia De Ouro Intalação Circo Voador

Instalação realizada no Circo Voador, Festival Circo Digital. 2012.

 

A instalação “TRANSCENDÊNCIA_DE_OURO” nasce da reflexão sobre a cultura digital e a Natureza.

 

Com o espiral de ouro e a evolução transcendental, o homem busca na Natureza o sentido para padronização orgânica da tecnologia. Hardware´s e softwares cada vez mais autônomos e sensíveis ao comportamento Humano, clones, vírus digitais, bactérias robôs, inteligencia artificial, transgenia, patentes e na ponta de tudo, o controle.

 

Lembrar que nas escrituras sagradas “Deus criou o Homem à sua imagem e semelhança” e das escrituras Cientistas, o Homem cria a tecnologia a sua semelhança. É comparar o Homem a Deus e Deuses aos Homens.

 

Mas será que depois dessa consciência, conseguiremos voltar o olhar e transcender as nossas origens, de liberdade e existência orgânica.
Ou viraremos objetos dessas nossas conquistas e trocaremos de papel, sendo monitorados e castrados de um mundo Natural.

 

Dessa forma, a instalação “TRANSCENDÊNCIA_DE_OURO” vem plasticamente sensibilizar esse comportamento. Um corredor biológico transcendental em madeira crua e serragem; um espiral de ouro, onde o expectador, transcende para o núcleo da instalação como num ritual. No centro o visitante é exposto a sentidos áudios visuais quando observa uma revoada de pássaros livres e autônomos um uma linda paisagem que só podem ser vistos no núcleo da instalação, e ao mesmo tempo ele é observado por câmeras que transmitem o sinal para um monitor na saída do espiral. O som que sai do auto-falante central, não é para ser escutado e sim para ser sentido em sua vibração, como um vibração caótica para a contínua caminhada na transcendência.

 

Do núcleo da instalação o expectador continua sua caminhada dentro do espiral, aquela velha conhecida proporção área de Pitágoras conduz para uma caminhada em busca da Natureza e uma saída para sobrevivência Humana.

 

Na saída é revelando plasticamente a intenção da instalação, o visitante é surpreendido com dois monitores de tv, um sobre o outro. O do topo passa um filme em plano geral dos pássaros ciscando e comendo carniça, o segundo na base transmite ao vivo os expectadores que estão no centro da instalação observando a revoada dos pássaros, unindo duas cenas em uma cena, como num ritual espiritual, os pássaros pisoteia os humanos, cisca em suas cabeças, enquanto achamos que a Natureza é só paisagem e temos o controle de tudo.

 

Projeto:

arte_circovoadordigital_01

 

Som:

Vídeo 1:

Vídeo 2:

 

 

Foto trabalho:
arte_circovoadordigital_02

 

arte_circovoadordigital_03

 

arte_circovoadordigital_04

 

 

Cartaz Festival:
arte_circovoadordigital_00

Leave a Comment