Instalação ###
Projeto desenvolvido durante Residência Bentevi Recife curadoria Caca Faria, e Exposição no Espaço Muda.
Uma visão de Recife fragmentada.
Após dez dias de residência na Ocupação Coletiva Bentevi. Flávio Lazarino (RJ), designer e artista multimídia, leva sua interpretação da cidade em forma de instalação, onde fazem parte, os restos da cidade recolhidos durante sua estadia por Recife.
Flávio Lazarino vem há muito tempo investigando em suas instalações a utilização do lixo sonoro, visual e “material”, e colocando todos esse fragmentos em seus trabalhos.
Nos dez dias que esteve em Recife, Flávio Lazarino observou a cidade com uma visão crítica, diferente de um turista. Não foi a lugares apontados para serem visitados, frequentou o ambiente real onde a população local vive e transita. Vendo o dia a dia de um povo trabalhador com o corpo marcado pelo sol, povo esse que com todos os problemas ambientais, acorda com os sol as 4:30 da manhã e adormece tarde para uma nova batalha.
###
Povo pobre com o brilho de brasileiro, negro, indígena, caboclo e nobre. Povo que vive dentro do mangue, lugar onde se renova a vida, transitando entre ilhas e palafitas sem saneamento básico, com ruas que afloram o esgoto e chorume de uma realidade.
Prédios, esqueletos, luxo, brilho, estruturas vazias dentro de uma especulação visual. Onde apartamentos de luxo convivem com casas sem janelas, vidros quebrados, elevador panorâmico que caminha ao lado do vazio em portarias de plasma. Carros de luxos, policia ausente e avenidas esquecidas. Vida em mananciais, onde o mangue impera e o cheiro de transformação presente em cada ponte, em cada vista e em cada sol na cabeça.
Noites modernas, alargadores, tatuagens e clubs, todos dançam o brega da raiz cultural do povo esquecido em palafitas.
###
Fragmento civil
Lixo
A arte do incomodo
Palafita
Destrói
Tijolo
Investigação
Vidro
Um bonito quadrado
O lixo se tona arte
Pedras
Garrafas com liquido
Cheiro
Trabalho na rua não tem sentido
Espelho
O lixo deixa de ser lixo
Reflexão
Rios
# # #
Esconder os escombros da cidade serrada
Incomodar é preciso
# # # é o nome da instalação.
por Flávio Lazarino
Fotos estudo:
Criando:
Instalação ###
Fotos da obra: Juan Montelpare e Fábio Birita
Agradecimentos: Cacá Faria, Larissa Ferreira, Santiago Cao e Jan Cathalá, Fábio Birita.